quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dia cinquenta e um.

Colaborador.

Incomoda-me. A palavra incomoda-me. O conceito. O tom em que é dita, às vezes. Ai-que-somos-todos-tão-século-XXI-e-mais-não-sei-o-quê.

Porque chamar-lhe "funcionário" é tããão anos 50. Porque chamar-lhe "empregado" é tããão medíocre. Porque chamar-lhe "trabalhador" é tããão subtil e perigosamente sindicalista.

Não. Chamemos-lhe antes "colaborador". "Colaborador" é que é. Não sei bem porquê, mas é.

Lembro-me de trabalhar (o desastre não aconteceu há tempo suficiente para me esquecer de como era) e de receber certos e-mails institucionais destinados aos "colaboradores". Aquilo enervava-me tanto. E também me lembro de há uns anos fazer um trabalho e de o meu director da altura me chamar para me dizer que aquilo estava tudo muito bem, sim, senhora, mas que tinha de substituir a palavra "funcionários" (não sei se era esta ou uma das outras, mas, para o caso, tanto faz) por "colaboradores". "Agora diz-se assim. Tens mesmo de mudar isto." Não sei definir o tom em que tal reparo me foi feito, mas sei que seguramente havia ali uma ponta de ironia  não relativa à questão vocabular, evidentemente, mas à minha triste inocência. Dentro daquela cabeça devia ouvir-se algo do género "tontinha, esta, que ainda não sabe que "funcionários" é coisa do século passado".

Não sabia, não. Agora, já sei  mas continuo sem perceber a ideia. E a palavra continua a provocar-me o chamado nervoso miudinho. Se se fala de "colaboradores" no geral, é mau; se se fala deles em particular (ou seja, se em última análise alguém se refere a mim como "colaboradora"), pior ainda.

Nunca conseguiram explicar-me o conceito de forma a que eu o perceba. Só sei que habitualmente a palavra é dita num tom entre o depreciativo e o muito-para-lá-de-moderninho. E que não raras vezes aparece associada a ofertas de emprego, e eu, com este meu proverbial mau feitio, fico logo desconfiada. Não gosto nem um bocadinho de anúncios onde, em vez de se pedir alguém para uma função específica, se "admitem colaboradores" para funções indefinidas. Super-giras-e-interessantes-e-enriquecedoras, já se sabe. Mas indefinidas, ainda assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário